Marise Hashimoto é eleita presidente da Associação Japonesa de Santos

Marise Harue Hirose Hashimoto foi eleita presidente da Associação Japonesa de Santos neste domingo (26), durante pleito realizado na Assembleia Geral Ordinária realizada na sede da entidade para o biênio 2017/2018.
Primeira mulher a assumir a liderança da entidade em 65 anos de história, Hashimoto foi eleita por aclamação em chapa única. Ela sucede Jorge Ajifu, mandatário da entidade nos últimos dois anos e que agora terá cadeira suplente no Conselho Deliberativo.
Em seu discurso de posse, ela mencionou a importância de seus antecessores e sua intenção de continuar os trabalhos iniciados nas gestões anteriores, além da integração da entidade e dos associados e a valiosa contribuição do Departamento Feminino nas atividades da Associação.
A partir deste biênio, a Associação Japonesa de Santos contará com três vice-presidentes. Foram eleitos, pela ordem, Carlos Alberto Ono, Shitiro Tanji e Guilherme Uehara Piqui de Sousa.
Completam os quadros da Diretoria Executiva a diretora secretária Eiko Hassegawa, o vice-diretor secretário Flavio Yukio Hashimoto, o diretor tesoureiro Cesar Hamabata, e o vice-diretor tesoureiro Sergio Mitsuo Tamashiro.
A presidência do Conselho Deliberativo será exercida por Alcides Tadaki Sekitani, tendo como vice Seitetsu Iha. Marcelo Kohatsu exercerá a função de secretário geral. João Carlos Goya e Sergio Norifumi Doi atuarão como membros efetivos, enquanto que Iwao Hashizume e Jorge Ajifu ficam como suplentes.
Já o Conselho Fiscal terá como membros efetivos Kazuei Hashimoto, Armando Yonamine e Kunio Kuwabara. A sócia Missae Tamashiro ficará como membro suplente.
Perfil
Marise Harue Hirose Hashimoto nasceu em 21 de abril de 1969 na cidade de Santos. Neta de imigrantes japoneses, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos, com pós-graduação em Patrimônio Cultural: Memória e Preservação pela Universidade Santa Cecília. Durante sua especialização, produziu um artigo acadêmico sobre a memória da cultura japonesa em Santos.
Casada com Flavio Yukio Hashimoto e mãe de uma filha, Marise trabalha como coordenadora de captação de recursos e projetos sociais da Assistência a Infância de Santos Gota de Leite. Antes trabalhou com serviços administrativos em dois estabelecimentos comerciais da cidade. Também participa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos como conselheira de direitos.
A décima-segunda presidente da Associação Japonesa de Santos começou a participar como voluntária da entidade em 2012, quando foi convidada a fazer parte da diretoria social e de eventos. Participou do aprimoramento do Festival da Cultura Japonesa de Santos (Santos Matsuri), além de coordenar o Undokai e colaborar com diversas outras atividades.