Matsuri Daiko / 琉球国祭り太鼓

Taikô de Okinawa

O Eisa エイサー (pronuncia-se Eissá) é um movimento cultural típico da província de Okinawa que, originalmente, foi criado para as festividades do feriado de finados. Diferente do taikô da ilha principal do Japão, utilizado em composições musicais, no Eisa o taikô é utilizado para performances coreografadas, trazendo alegria ao público e, de acordo com as crenças de Okinawa, afastando os maus espíritos. 

 

Sobre o Ryukyu Koku Matsuri Daiko

Ryukyu Koku Matsuri Daiko literalmente significa “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu” e foi fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, em 1982. O grupo formou-se pela união de jovens okinawanos em torno do ideal de preservar e difundir a cultura e as tradições locais por meio de manifestações artísticas usando o Eisa como referência em suas coreografias. O trabalho desenvolvido pelo grupo mescla músicas tradicionais e ritmos contemporâneos. Atualmente, a matriz do grupo em Okinawa é reconhecida pelo governo devido ao trabalho de cunho social que desenvolve com seus jovens. Além do Japão e Brasil, o grupo possui filiais em diversos outros países: Argentina, Peru, Bolívia, México, Tchéquia e Estados Unidos.

A filial brasileira, fundada pelo sensei Naohide Urasaki (In memoriam), em 1998, também exerce o papel de sua matriz. Atualmente, o Brasil conta com mais de 600 membros, distribuídos em 11 filiais: Vila Carrão, Liberdade, Casa Verde, Ipiranga, Guarulhos, Campinas e Santos, no Estado de São Paulo; e quatro filiais em outros Estados Campo Grande/MS, Brasília/DF, Curitiba/PR e Londrina/PR.

 

 

http://matsuridaiko-brasil.com/

 

 

Veja a apresentação deles no Bunkasai 2020 da Associação Japonesa de Santos, no nosso canal do Youtube: Associação Japonesa de Santos.

Encontre-nos nas Redes Sociais:

Associação Japonesa de Santos

História Presidentes Diretoria

Contato e Localização

Rua Paraná, 129 – Vila Mathias
CEP 11075-320 – Santos, SP – Brasil
secretaria@ajscultura.com

+55 (13) 98876 7076