Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

7º Curta Santos terá mostra de animês

Associação Japonesa de Santos

Postado em 19/09/2009 às 1:56

Pela primeira vez em sete edições, o Curta Santos, festival de curtas metragens realizado todo ano na Baixada Santista, abre espaço para os desenhos animados japoneses. A primeira Mostra Animê será realizada na sala 2 do Cine Roxy Santos, no dia 19 de setembro, a partir das 14 horas

A mostra contará com a exibição de episódio de três séries: Last Exile, de Chigira Koichi; Basilisk ~Kouga Ninpou Chou~, de Fumitomo Kizaki e Death Note, de Tetsurō Araki.

Last Exile é uma série de ficção científica e se passa em um mundo fictício, onde seus habitantes utilizam veículos voadores como meio de transporte, dividido em um conflito eterno entre duas nações. Dois mensageiros, Claus e Valca, devem transportar uma garota que possui a chave para unir as duas facções. Apesar do mundo ser fictício, a tecnologia retratada na história remonta à Europa do século 19, do início da Revolução Industrial. Confira a abertura:

{youtube}-hF8l4moZms{/youtube}

Já Basilisk ~Kouga Ninpou Chou~ é uma série de ação e drama baseado no romance de Futaro Yamada, cujo enredo retrata o auge do Japão Feudal, por volta de 1614. Dois clãs de ninjas guerreiros, cada um servindo a um dos filhos de Ieyasu Tokugawa na disputa para a sucessão do xogunato, mandam 10 representantes cada para lutar até a morte. A guerra começa em meio ao romance de dois jovens líderes dos dois lados. A série é exibida no canal por assinatura Animax. Confira a abertura:

{youtube}xuEGN0MRosc{/youtube}

Death Note é um dos mais recentes sucessos mundiais da animação e das histórias em quadrinhos japoneses. A série de suspense conta a história de Light Yagami, um aluno inteligente e exemplar que acaba encontrando um estranho caderno chamado Death Note. O objeto pertence a um shinigami, o deus da morte para os japoneses, e causa a morte a quem tem o nome escito nele. Não demora muito para que Light passe a se considerar um “Deus que deve limpar o mundo do mal”. A polícia passa a investigar o misterioso fenômeno, contando com um prestigiado detetive conhecido como “L”. O mangá circulou no Japão de 2004 a 2006 pela Shonen Jump e a série foi adaptada pela Warner Bros. japonesa em dois longas-metragens live-action. No Brasil, a história foi publicada pela Editora JBC e o animê é exibido no canal Animax. Confira a abertura:

{youtube}Wktzb0kMnPk{/youtube}

Outro destaque é a palestra do dublador santista Sílvio Navas. Sílvio é famoso por emprestar sua voz aos personagens Mumm-Rá, do clássico desenho Thundercats; Rei Cutelo, no animê Dragon Ball Z; além das séries Jornada nas Estrelas, Batman (1ª e 2ª temporada), e várias outras.

Além disso, a Mostra Animê também abre espaço para um concurso de cosplay, uma das manifestações mais presentes dentre os fãs da cultura pop japonesa. Os participantes do concurso se vestem como personagens de animês, séries tokusatsus (os tradicionais seriados japoneses, como Jaspion, Changeman, Jiraya…). E, além disso, eles interpretam os personagens com todas as suas características. É como se os personagens saíssem da tela para um palco de teatro.

Se você gosta de karaokê, haverá ainda tempo para soltar a voz ao som das músicas-temas das séries japonesas. Confira a programação, sujeita a alterações:

14h – Exibição de Filmes (sala 2)
Last Exile / Basilisk ~Kouga Ninpou Chou~ / Death Note
15h – Palestra de Silvio Navas (sala 2)
16h – Concurso Cosplay (sala 2)
17h – Animeke (sala 2)

O Cine Roxy fica na Avenida Ana Costa, n° 443, no Gonzaga. Outras informações, como a programação completa, no site oficial do Curta Santos.

 

{youtube}pCp2jTtay0w{/youtube}



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo