Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

KENREN dá boas-vindas ao Monumento do Imigrante

Associação Japonesa de Santos

Postado em 23/10/2009 às 18:35

Monumento ao Imigrante Japonês, no Parque Municipal Roberto Mário Santini

No último domingo, dia 18 de outubro, Santos amanheceu ensolarada. A semana, que vinha acompanhada de chuva, cedeu uma manhã de sol para celebrar a reinauguração do Monumento do Imigrante Japonês. Após 11 anos na Praia do Boqueirão, a estátua, de quase 10 toneladas, foi instalada no Parque Roberto Mário Santini, próxima a obra de Tomie Ohtake.

Na cerimônia, com a presença do comendador Arata Kami, discursaram o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o presidente da Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil (KENREN), Augusto Sakamoto, o presidente da Associação Japonesa de Santos, Sergio Doi e o vereador, presidente do Clube Estrela de Ouro e vice-presidente da AJS, Sadao Nakai. Também compareceram ao evento, o capitão dos Portos da Marinha, Antônio Sérgio Caiado de Alencar, o secretário de Esportes, Paulo Musa, a secretária de Educação, Suely Maia, a secretária de Comunicação, Rosana Major, o deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa, o líder do governo, Manoel Constantino (PMDB) e o assessor da secretaria de Obras, Maurício Uehara.

Após alguns meses conduzindo o processo de transferência do monumento, Sadao enalteceu o trabalho da Associação e a iniciativa do prefeito, João Paulo Tavares Papa, em transferir o monumento para o Parque Roberto Mário Santini. “Agradeço a todos os funcionários da prefeitura pelo apoio e engajamento na execução desta obra. Ela representa a história da imigração em Santos. No ano passado, o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, esteve neste local para inaugurar a obra de Tomie Ohtake. Hoje, um ano após o centenário, o povo santista é agraciado com mais um monumento. A comunidade japonesa se sente honrada e grata ao prefeito João Paulo Tavares Papa por ocupar este espaço”, afirmou Sadao.

Já o presidente do KENREN, Augusto Sakamoto, animou-se com a presença do Monumento em um local de destaque. “Vamos convidar as associações de todo o estado para visitar Santos”, afirmou.

No mesmo dia, na Associação Japonesa de Santos, foi celebrado a 2º Festa da Cultura Japonesa. O evento contou com apresentações artísticas (grupos de São Paulo e o tradicional Taiko, de São Vicente), artes marciais, Dança Japonesa (Hakujukai e Okinawa), oficinas culturais (Shodô, escrita japonesa e Origami, dobradura em papel), além de barracas de alimentação (comidas típicas da culinária japonesa – tempurá, sushi, yakissôba, manjú, pastel – e espetinho). O evento conta com apoio da Secretaria de Cultura de Santos.

{morfeo 6} 



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo