Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Sansei representará Santos no Parlamento Jovem

Associação Japonesa de Santos

Postado em 30/10/2009 às 18:11

Saulo ShimabukuroO sansei Saulo Meucci Shimabukuro, 15 anos, foi um dos sete alunos eleitos para representar a Baixada Santista no projeto Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa de São Paulo. O projeto visa inserir e apresentar aos jovens a oportunidade de vivenciar uma atuação parlamentar.

Com o tema Segurança Pública, seu projeto foi um dos escolhidos para ser apresentado na Assembleia. “A ideia é interagir a sociedade com a polícia, principalmente com as comunidades mais carentes. Hoje a polícia é vista como instrumento repressivo do Estado. Nosso objetivo é que os policiais sejam vistos também como assistentes sociais”, afirma Shimabukuro.

É a primeira vez que o estudante participa de uma atividade política. “Nem sabia que existia este projeto. Fui incentivado pelo meu professor de filosofia, Danilo Alves, a participar. Sempre assisto aos telejornais, acompanhando as notícias do Brasil. Assim como muitos brasileiros, não vejo com bons olhos a imagem dos políticos, mas estou gostando da experiência, sempre é bom aprender”, ressalta.

Nos dias 5 e 6 de novembro, o grupo se dirigirá a São Paulo para a iniciar os trabalhos na Assembleia Legislativa. No dia 5, os alunos terão aulas sobre a atuação parlamentar, aprendendo a elaborar e apresentar projetos, e no dia seguinte, apresentam as propostas.

O palco das atuações será o Plenário Juscelino Kubitschek, o mesmo onde os deputados estaduais realizam as sessões. Os jovens desenvolvem atividades parlamentares com assistência técnica da Secretaria Geral Parlamentar. A sessão é transmitida pela TV Assembleia e os projetos são publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo.



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo