Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Pinacoteca recebe exposição “Um grande mestre e dois artistas”

Associação Japonesa de Santos

Postado em 12/12/2009 às 1:15

Estréia neste sábado (12), às 14h, a exposição “Um grande mestre e dois artistas” na Pinacoteca Benedicto Calixto. O evento terá a participação dos artistas japoneses Kusunoki Takafumi e Nakajima Hiroshi e da brasileira Regina Higa, ex-aluna do curso de artes plásticas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que patrocina o evento por meio de intercâmbio entre Brasil e Japão.

A mostra conta com aproximadamente 100 obras, sendo mais da metade de autoria de Takafumi, cujos trabalhos irão participar dos espaços Artista – pinturas de paisagens, retratos e composições abstratas em aquarelas, óleos e técnicas mistas – e Mangá – uma coletânea de desenhos inspirada na novela Dom Quixote de La Mancha. Nakagima participa com 10 trabalhos que traduzem os resultados de uma pesquisa sobre materiais, meios e formas. Regina Higa vai expor delicadas aquarelas em tons cinza, na técnica da pintura tradicional japonesa nihonga.

No mesmo dia, às 16h, o professor Ciro Gonçalves Dias Júnior apresentará um recital com um grupo de crianças brasileiras e japonesas, seus alunos do curso de piano, em São Paulo (Capital). Entre eles, estão três vencedoras do Concurso Nacional de Piano Artelivre de São Paulo: Kasane Nishizawa, Numazawa e Nana Imoto. No programa está incluído Bach, Hayden, Mozart, Chopin, Mendelssohn, Villa-Lobos, entre outros compositores.

A exposição permanecerá no local até 11 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 14h às 19h, com entrada franca. A Pinacoteca Benedicto Calixto fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, no bairro Boqueirão.



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo