Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Associação Japonesa promove evento pela Paz Mundial

Associação Japonesa de Santos

Postado em 07/08/2010 às 2:00

Há exatamente 65 anos, o Japão era bombardeado pela bomba atômica, culminando na morte de milhões de civis. Atualmente, de acordo com estudos da ONU, os Estados Unidos gastam, anualmente, US$ 55 bilhões no desenvolvimento de armas nucleares.

Em memórias das vítimas da bomba atômica, a Associação Japonesa de Santos, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos e da Fundação Arquivo e Memória, promove no dia 09 de agosto (segunda-feira), às 9 horas, no Parque Roberto Mário Santini, um evento pela Paz Mundial.

“Nós da Associação, convidamos autoridades e população, para compartilhar um momento de paz e reflexão. Faremos um minuto de silêncio em memória das vítimas e faremos uma oração, de mãos dadas, em volta do monumento do imigrante, rezando cada um à sua maneira, independente de religião, raça e idade, pedindo mais sensibilidade e tranquilidade ao ser humano”, afirma Sergio Doi, presidente da Associação Japonesa de Santos.

O evento contará ainda com a exposição de fotos sobre a bomba atômica e a exposição dos trabalhos dos alunos das Unidades Municipais de Ensino de Santos, além de corais de crianças da LBV e de senhoras da Seicho-No-Ie. O Museu do Surfe abrigará as exposições e um abaixo-assinado pedindo a extinção das armas nucleares que, depois, será encaminhado à Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil.

Histórico

No mês de abril, a Associação Japonesa de Santos promoveu o seminário “A Bomba Atômica e a Paz Mundial”, com a presença do presidente da Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil e da Associação Hibakusha-Brasil pela Paz, Takashi Morita. Durante o evento, a Associação montou uma oficina de origami (dobraduras de papel) de “Semba Tsuru”, os mil pássaros da Paz. As dobraduras de papel em forma de cegonha foram enviadas pela prefeitura à Nagasaki, cidade-irmã de Santos.

No mês de julho, a prefeitura institui no calendário do município, no dia 09 de agosto, o Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear, lei municipal proposta pelo vice-presidente da Associação Japonesa e vereador à Câmara de Santos, Sadao Nakai. A data foi escolhida nesta data, pois a bomba atômica caiu na cidade de Nagasaki neste dia.

Programação

A solenidade será realizada junto ao Jardim Japonês. Em caso de chuva, a cerimônia será realizada no Museu do Surf.

9h – Início da solenidade
9h05 – Fala das Autoridades (Sr. Sérgio Doi e Vereador Sadao Nakai)
9h15 – Um minuto de silêncio em memória das vítimas da bomba atômica em torno do Monumento
9h20 – Fala do Prefeito
9h30 – Apresentação do Coral da LBV
9h35 – Apresentação do Coral da Seicho-No-Ie
9h40 – Encerramento para abertura da exposição de desenhos dos alunos das UMEs e fotos da bomba atômica no Museu do Surf



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo