Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Veja as fotos da Cerimônia da Paz em Santos

Associação Japonesa de Santos

Postado em 21/08/2010 às 8:33

Nem o frio e o vento forte que batia no Parque Roberto Mário Santini, na manhã de 9 de agosto, foram capazes de apagar a chama de entusiasmo das crianças e dos idosos presentes no evento pela paz mundial. Cerca de 70 alunos de escolas municipais presentearem o público com a apresentação de um coral e com a pintura de um painel com desenhos sobre a paz.

A cerimônia, que contou com apoio da prefeitura municipal, marca o Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear. Nesta data, há exatamente 65 anos, o Japão era bombardeado pela bomba atômica, culminando na morte de milhões de civis.

O evento teve início com a fala do vice-prefeito de Santos, Carlos Augusto Teixeira Filho, do presidente da Associação, Sérgio Doi e do vice-presidente da AJS e vereador Sadao Nakai, autor do projeto de lei que institui a data no calendário de Santos. Após os discursos, todos os participantes fizeram um minuto de silêncio, de mãos dadas, em memória das vítimas, dando um abraço simbólico em volta do Monumento do Imigrante em forma de círculo.

O gesto fraternal foi seguido pela apresentação do coral de senhoras da Seicho-No-Ie e do grupo de coral de crianças da LBV, que emocionaram o público.

No final, foi dado início à exposição de fotos sobre a bomba atômica e a exposição dos trabalhos dos alunos das Unidades Municipais de Ensino de Santos, no Museu do Surfe. O local abrigará as exposições por um mês e funciona todos os dias, com entrada gratuita.

{morfeo 9}



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo