Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Veja a mensagem do presidente para 2011

Associação Japonesa de Santos

Postado em 16/01/2011 às 1:46

Prezados Sócios,

Quero, inicialmente, desejar a todos um Feliz Ano Novo!

Estamos finalizando a gestão 2009/2010 à frente da nossa associação. Creio que devemos refletir sobre as nossas realizações e o que estamos deixando para futuras gerações. É época, também, de rever os nossos valores, de fazer novos planos e renovar as energias para vencer os desafios que chegarão em 2011.

Para a Associação Japonesa de Santos (AJS), estes dois últimos anos foram de muito trabalho e de muitas conquistas. Houve uma dedicação especial de toda diretoria, bem como dos voluntários para o cumprimento de nossas metas. Foram realizadas todas as atividades tradicionais da AJS, como o Undo-kai, Keirou-kai e a comemoração do Dia da Imigração Japonesa. Também foram implantadas novas datas como o Dia do Desarmamento Nuclear, celebrado em 09 de agosto (sancionado pelo prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, através do projeto de lei do vice-presidente da AJS e vereador, Sadao Nakai) em respeito à cidade irmã de Santos Nagasaki; e o Dia do Festival da Cultura Japonesa de Santos. Além disso, o retorno do imóvel propiciou a implantação e consolidação do curso de Língua Japonesa, curso de Ikebana, Shodô, Kendô, Origami e Culinária.

Para a consolidação do curso de Língua Japonesa, buscamos recurso junto à JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), onde fomos contemplados com a vinda de uma voluntária, Srta. Takako Uchida. A ela e ao Sr. Akihito Nakamura, meu muito obrigado pela dedicação e concretização da Escola da Lingua Japonesa. Realizamos a reestruturação do Boletim Informativo – NANSEI, com publicação bimestral através da dedicação voluntária dos jornalistas Matheus Misumoto e Daniel Nakajima, e com textos resumidos para o japonês pelo Sr. Kenzo Ohashi. Peço compreensão aos associados pelos atrasos, mas ainda estamos nos estruturando. Demos início a regularização documental da AJS, junto aos órgãos governamentais, através do secretário Sr. Paulo Morio Fukamy e pela Sra. Eiko Hassegawa, a quem agradecemos pela dedicação e esforço incansável.

Também realizamos várias obras de manutenção, preparação da sala de computação, da biblioteca e de ampliação do espaço de eventos, na AJS. Agradeço a todos, em especial ao Departamento Feminino, pela colaboração, dedicação e apoio em todos os eventos realizados.

Início de ano é tempo de energia renovada, de novas esperanças, novas metas, novos desafios e trabalhos. Vamos começar 2011 com comprometimento e a iniciativa necessária para o crescimento da nossa associação. Chamo a todos os sócios participarem ativamente neste processo, de termos uma associação cada vez melhor. Finalizo, desejando a todos um Ano Novo repleto de realizações, de comprometimento e muita saúde.

Atenciosamente,

Sérgio Norifumi Doi – Presidente da Associação Japonesa de Santos



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo