Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Associação Japonesa de Santos divulga fundo para ajudar vítimas no Japão

Associação Japonesa de Santos

Postado em 17/03/2011 às 3:50

A Associação Japonesa de Santos seguirá a decisão das cinco maiores comunidades nipo-brasileiras e auxiliará os brasileiros que possuam parentes e amigos no Japão, além daqueles que queiram ajudar o povo japonês, divulgando um fundo criado por essas entidades que será enviado ao governo japonês.

Em reunião realizada na noite de ontem, no casarão da Associação Japonesa de Santos (AJS), também foi estabelecido que a melhor solução para ajudar o Japão é centralizar as ações planejadas pelo Itamaraty e pelas cinco maiores comunidades nipo-brasileiras, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, a Aliança Cultural Brasil-Japão e a Câmara de Comércio de Indústria Brasil-Japão.

No encontro, foi discutida a hipótese de se arrecadar mantimentos. Porém, devido à logística para enviar remessas ao Japão, tal prática torna-se inviável. “O Japão precisa de muita coisa: alimentos, água, roupas. Mas a distância entre os dois países e o custo desta transação, dificulta a entrega”, disse o presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Aeko Uehara Yogui. “Então, estamos disponibilizando as contas e todos vão poder colaborar”.

Porém, o presidente da Associação Japonesa de Santos, Sergio Doi, faz um apelo à população. “Peço a todos que quiserem colaborar que se atentem somente às contas divulgadas e criadas pelas comunidades. Nenhuma pessoa ou outra entidade está autorizada a falar em nome destas associações. É preciso ficar alerta, pois nestas horas, há muitos aproveitadores”, ressalta. A campanha vai até o dia 30 de abril de 2011 e podem ser feitos depósitos de quaisquer valores.

O contato entre as entidades de São Paulo e a Associação Japonesa de Santos foi feito pelo vereador à Câmara de Santos, presidente do Clube Estrela de Ouro e vice-presidente da AJS, Sadao Nakai . “Neste momento, as famílias e amigos que possuem parentes no Japão e que não conseguem manter comunicação, entrem em contato com os órgãos brasileiros e japoneses para se cadastrarem e receberem apoio”, afirma Sadao.

Até o momento foram resgatados 26 brasileiros na região atingida pelo tsunami. Porém, nenhum deles é da região da Baixada Santista. Ao todo, 3.373 mortos, 1.897 feridos e 6.746 desaparecidos e 500 mil desabrigados. Entre os brasileiros, há 15 desaparecidos.

Apoio ao Japão – Nesta semana (14/03), as cinco maiores comunidades nipo-brasileiras se reuniram com o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe. Na reunião, foi entregue ao cônsul uma carta em que expressam sua comoção com a situação que vive o Japão.Essas entidades divulgaram também dados de contas correntes em que brasileiros poderão depositar doações ao Japão. Além delas, a Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil também abriu uma conta para que doadores possam depositar qualquer quantia.

Contatos – O Itamaraty informa que a Embaixada do Brasil em Tóquio está trabalhando em regime de plantão 24 horas e solicita que pedidos de informação sejam dirigidos ao endereço eletrônico comunidade@brasemb.or.jp, já que há dificuldades de comunicação por telefone, especialmente em linhas de celular.

O Núcleo de Atendimento a Brasileiros (NAB), que está em contato com a rede consular no Japão, colocou linhas de atendimento à disposição do público: (61) 3411 6752/6753/8804 (de 8h às 20h) e (61) 3411 6456 (de 20h às 8h e finais de semana). Consultas poderão ainda ser dirigidas ao endereço eletrônico dac@itamaraty.gov.br.

Culto Ecumênico – Nesta quinta-feira (17) será realizado Culto Ecumênico em memória das vítimas, às 10h, no Grande Auditório do Bunkyo, com a participação de representantes religiosos Budistas, Critãos Católicos e Cristãos Evangélicos.

Data e horário: 17 de março de 2011, quinta-feira, às 10hLocal: Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência SocialEndereço: Rua São Joaquim, 381 Liberdade – São Paulo – SP (próximo ao Metrô São Joaquim)



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo