Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Núcleo em São Paulo dá apoio a trabalhadores brasileiros que retornam do exterior

Associação Japonesa de Santos

Postado em 05/09/2011 às 1:42

Dekasseguis e demais trabalhadores brasileiros que retornam do exterior podem conseguir apoio para a readaptação no Brasil. O Núcleo de Informação e Apoio a Trabalhadores Retornados do Exterior, o NIATRE, atende no prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo), no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Em funcionamento desde janeiro, o atendimento é fruto de uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego com o Instituto de Solidarieade Educacional e Cultural. O escritório fornece informações e apoio sobre trabalho e emprego no Brasil, empreendedorismo e associativismo, assuntos ligados à educação, saúde e previdência social, assuntos jurídicos, declaração de imposto de renda, documentação, dentre outros.

Para a comunidade nipo-brasileira, o serviço é de relevância devido ao retorno de muitos dekasseguis durante a crise financeira de 2008/2009. Voluntários do instituto também dão assistência a crianças que retornam do exterior com dificuldades de inserção no sistema educacional brasileiro.

O Bunkyo fica na Rua São Joaquim, 381. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 09h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3203-1916.



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo