Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Mensagem do Presidente

Associação Japonesa de Santos

Postado em 26/01/2012 às 23:25

“Akemashite omedetou gozaimassu, kotoshi-mo yoroshiku onegai itashimassu”. Traduzindo: “um Feliz Ano Novo e contamos mais uma vez com a sua colaboração e apoio neste ano”.

Passados três anos após a eufórica comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, finalizamos mais um ano à frente da Associação Japonesa de Santos com a sensação do dever cumprido.

Trabalhamos focados na preservação e difusão da cultura japonesa na Baixada Santista, através da realização dos eventos tradicionais (Undokai – 1º de maio, Keirokai, Dia da Imigração – 18 de junho, e Dia do Desarmamento Nuclear – 9 de agosto), bem como da consolidação da Escola da Língua Japonesa e do Festival da Cultura Japonesa (que teve início no ano do Centenário).

No dia 11 de março de 2011, tivemos uma catástrofe na costa nordeste do Japão, o terremoto seguido de um tsunami, que vitimou muitas pessoas. A Associação Japonesa de Santos participou ativamente na campanha de arrecadação de fundos, liderada pelas principais entidades nipo-brasileiras (Bunkyo, Enkyo, Kenren, entre outros). Foi realizada uma Missa de 30º dia na Catedral de Santos em memória às vítimas do tsunami.

Em relação à Escola de Língua Japonesa, fomos contemplados com um novo voluntário da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), sr. Yusuke Terazono, que deu continuidade nos trabalhos da senhorita Takako Uchida desde julho de 2011. E atualmente a Escola conta com mais de 70 alunos e cinco professores.

O 4º Festival da Cultura Japonesa foi um sucesso com crescimento expressivo de público e participação especial da Associação Nagasaki Kenjin do Brasil, do Grupo Animelan e apoio do Consulado Geral do Japão, da Fundação Japão e da Prefeitura Municipal de Santos.

Investimos em obras de manutenção do casarão, iniciando pelo telhado para solucionar problemas de infiltração e do sistema hidráulico. Reformamos o hall da entrada principal, o hall de entrada lateral, secretaria, sala dos professores, sala de reunião e repintamos o teto da sala do príncipe.

Agradeço, em nome da diretoria, a todos pela colaboração, dedicação e apoio nos eventos realizados.

O ano de 2012 é o ano do Dragão no horóscopo chinês, único animal considerado um mito, visto pelos japoneses como o mais forte, o mais poderoso, de espírito indomável, com muita energia. Porém, dizem os mais sábios, o dragão solta fogo e tem o poder de destruir tudo, mas também permite brotar de novo e, consequentemente, possibilita a transformação.

Desejamos a todos que saibam utilizar esta energia do Dragão de forma sábia e participem ativamente no processo de crescimento e da transformação para o melhor da nossa Associação.

Um grande abraço,

Sergio Norifumi Doi – Presidente da Associação Japonesa de Santos



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo