Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Undokai celebra aniversário de 60 anos da AJS

Associação Japonesa de Santos

Postado em 12/04/2012 às 16:12

Este ano, a realização do Undokai completará 60 anos, em Santos, assim como a fundação da Associação Japonesa de Santos (AJS). E as datas coincidem, no dia 1º de maio. O maior evento da comunidade japonesa na Baixada Santista contará com as tradicionais gincanas esportivas e apresentações culturais de Taikô (tambor), Odori, Aiki-do, Karatê, Kendô, entre outras, além de comidas típicas japonesas.

Assim como nos anos anteriores, o Undokai será realizado na Associação Atlética dos Portuários, com entrada pela Rua Cincinato Braga, 1 – Marapé. São aguardadas mais de duas mil pessoas, caso não chova.

“Esperamos a presença de todos para mais uma festa da comunidade nipônica na Baixada Santista. Desde já, agradeço a colaboração dos voluntários, dos anunciantes, dos dirigentes, dos isseis, nisseis, sanseis e yonseis que sempre apóiam e contribuem para que este evento aconteça, afinal, sem o habitual esforço e a dedicação de nossa colônia, um traço cultural de nossos antepassados, este evento não seria possível. Espero que a 5ª (gossei) e 6ª (rokussei) geração, dêem continuidade a esta festa maravilhosa”, afirma Sergio Norifumi Doi, presidente da AJS.

Undokai ou Undoukai significa “reunião ou encontro de esportes”. Atualmente, os Undokais são realizados no Japão no mês de outubro, especialmente no dia 10, quando se comemora o Taiiku no Hi (Dia dos Esportes). No Brasil, os Undokais são realizados geralmente no mês de maio, em clubes ou por associações de japoneses e seus descendentes.

Tão popular e antigo que é, o primeiro da história da imigração japonesa no Brasil foi feito antes mesmo dos primeiros imigrantes pisarem em terras tupiniquins. O evento foi realizado pelos passageiros que estavam a bordo do navio Kasato Maru, em 1908. Desde então, em terra, os Undokai passaram a ser realizados anualmente e tornaram-se uma tradição.

Os Undokai também são vistos como uma forma de promover a integração social na comunidade nipo-brasileira. Independentemente de qual região vinham as famílias de imigrantes, todos conheciam e sabiam como funcionava a dinâmica do evento.

 



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo