Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

AJS realiza Semana da Paz e Luta pelo Desarmamento Nuclear

Associação Japonesa de Santos

Postado em 05/08/2013 às 19:38

A Associação Japonesa de Santos promove, de terça (6/8) a sábado (10/8), a “Semana da Paz e Luta pelo Desarmamento Nuclear”. Em meio às recentes ameaças de um novo bombardeio atômico pela Coréia do Norte e o fracasso nas negociações entre Estados Unidos e Rússia pela redução de seus arsenais nucleares – os maiores do mundo –, as atividades buscam a reflexão sobre a importância da cultura de paz e o desarmamento nuclear ao manter viva a memória do bombardeio em Hiroshima e Nagasaki, ocorrida há 68 anos durante a Segunda Guerra Mundial.

A programação inclui uma exposição de fotografias e uma exibição audiovisual, palestras, além da cerimônia do Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear, data instituída no calendário oficial do município pela Lei nº 2709, de 26 de julho de 2010, de autoria do vereador Sadao Nakai. Em todas as atividades, um abaixo-assinado em defesa do desarmamento nuclear poderá ser assinado pelos participantes, que posteriormente será encaminhado à Organização das Nações Unidas (ONU).

O destaque da Semana é a oportunidade rara de ouvir o que aconteceu a partir do relato de uma testemunha ocular da história. Takashi Morita, sobrevivente da bomba de Hiroshima, dará seu depoimento sobre o episódio no sábado (10), às 10h, na sede da Associação Japonesa de Santos (Rua Paraná, 129 – Vila Mathias). Ex-policial no Japão, Morita tinha 21 anos e estava a 1,3 km do marco zero. Atualmente, ele é presidente da Associação Hibakusha Brasil pela Paz, que representa os sobreviventes das bombas atômicas no País.

As atividades começam na terça-feira (6), às 19h, quando acontece a abertura de uma exposição que relembra os ataques nucleares com fotografias e informações. A exposição, cedida pela Associação da Província de Nagasaki – Nagasaki Kenjinkai – e pela Prefeitura de Santos, acontece na sede da Associação Japonesa de Santos (Rua Paraná, 129 – Vila Mathias) poderá ser visitada nos seguintes horários: terça, das 19h às 21h; quarta, quinta e sexta-feira, das 19h às 21h; e sábado das 10h às 12h.

Na quinta-feira (8), às 19h, acontece a exibição seguida de debate da animação japonesa “Gen Pés Descalços”, adaptação audiovisual do mangá (histórias em quadrinhos japoneses) de Keiji Nakazawa (1939-2012), que foi um dos sobreviventes da bomba atômica. Com cenas fortes e impactantes, a produção é baseada nas próprias experiências do autor, o que dá uma aparência bem realista e documental na animação. A exibição, em parceria com o Grupo Animelan, acontece também na sede da Associação Japonesa de Santos (Rua Paraná, 129 – Vila Mathias).

Na sexta-feira (9), às 9h, acontece a cerimônia do Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear, no Parque Municipal Roberto Mario Santini – Emissário Submarino. A data, instituída por lei municipal, coincide com o aniversário da bomba atômica em Nagasaki, cidade-irmã de Santos. Contando com presença de autoridades municipais e da comunidade nipo-brasileira, a cerimônia inclui um minuto de silêncio em memória às vítimas dos ataques nucleares, demonstrações da cultura japonesa, apresentação de coral e um abraço simbólico ao Monumento do Imigrante Japonês.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Outras informações pelo telefone (13) 3222-3268.



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo