Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

UNESCO reconhece culinária japonesa como patrimônio cultural

Associação Japonesa de Santos

Postado em 07/12/2013 às 18:19

A culinária japonesa entrou para a lista de Patrimônios Culturais Imateriais da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). A decisão aconteceu durante a oitava sessão do comitê intergovernamental realizada no início de dezembro em Baku, no Azerbaijão.

Em seu site oficial, a entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) observa que “o Washoku é uma prática social com base em um conjunto de habilidades práticas, tradições e conhecimentos ligados à produção  transformação, preparação e consumo de alimentos. Este elemento do patrimônio cultural está ligado a um princípio essencial do respeito pela natureza que está intimamente relacionado com o uso sustentável dos recursos naturais. Competências básicas e características sociais e culturais característicos do Washoku geralmente se manifestam durante as comemorações do Ano Novo”.

Com isso, o Japão passa a ser o segundo país a ter itens de sua culinária na lista. Segundo a UNESCO, o título foi concedido porque, ao ser passado de geração em geração, o Washoku tem um importante papel ao fortalecer a coesão social entre os japoneses, enquanto lhes dá a sensação de identidade e participação.

Além disso, ainda de acordo com o órgão, isso pode aumentar o interesse no significado dos patrimônios culturais imateriais em geral, enquanto encoraja o diálogo e o respeito pela criatividade humana e o meio ambiente, e promover a alimentação saudável.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Japão espera que a decisão crie um ímpeto para fazer que com que os atrativos do Washoku sejam mais conhecidos no mundo, e que vai continuar seus esforços para difundir mais ainda os aspectos atrativos do Japão, incluindo o Washoku.



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo