Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Shinnenkai dá início às atividades da AJS em 2014

Associação Japonesa de Santos

Postado em 20/01/2014 às 23:44

A Associação Japonesa de Santos realizou o tradicional Shinnenkai, confraternização de Ano-Novo entre seus associados, neste domingo (19). Dezenas de pessoas compareceram à sede da instituição para desfrutar de um almoço e se divertir cantando no karaokê. A atividade marcou o início das atividades em 2014.

A novidade deste ano foi a cerimônia do moti tsuki, preparado por associados e voluntários da AJS durante a manhã. Segundo a tradição, o moti, bolinho feito de arroz especial, é feito nas celebrações do Ano-Novo e em ocasiões festivas. A cerimônia é coletiva e consiste em socar o arroz utilizando um pilão em um gral, com o significado de esforço e solidariedade.

O costume japonês diz que, consumido no início do ano, renova a esperança de fartura à mesa durante e traz vida longa. Após a cerimônia, que também contou com um brinde ao ano que se inicia, os convidados desfrutaram de um almoço no sistema motiyori, em que os participantes preparam os alimentos servidos.

BONENKAI

O encerramento das atividades de 2013 aconteceu no dia 21 de dezembro, também na sede da instituição, com a apresentação da multi-instrumentista Yuki Isami. Membro permanente da Orquestra Metropolitana de Montreal (Canadá), Yuki estudou flauta transversal, Shinobue (flauta tradicional japonesa), Shamisen e Koto, tendo participado de concertos no Japão, Canadá, Argentina, Estados Unidos e Europa.

Yuki aproveitou a passagem pelo Brasil durante as festas de fim de ano para uma apresentação especial na Associação Japonesa de Santos. No programa, músicas tradicionais e folclóricas japonesas do século 18 ao início dos anos 2000. A apresentação lotou o salão de eventos da Associação Japonesa de Santos, que também teve a sua fachada decorada para o Natal.

Após a apresentação, diretoria, associados e voluntários desfrutaram de um churrasco seguido de apresentações de karaokê abertas aos convidados.



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo