Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

AJS promove Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear

Associação Japonesa de Santos

Postado em 07/08/2014 às 6:11

20140807_desarmamentonuclear2013

A Associação Japonesa de Santos promove o Dia Municipal da Luta pelo Desarmamento Nuclear neste sábado (9). A data, instituída em lei municipal, coincide com o aniversário da queda da bomba atômica na cidade de Nagasaki, cidade-irmã de Santos.

De acordo com estimativas, cerca de 40 mil pessoas morreram na explosão da bomba batizada de “Fat Man” na cidade de Nagasaki, e outras dezenas de milhares nos meses seguintes devido à radiação. Dias antes, na manhã do dia dia 6 de agosto de 1945, a bomba lançada sobre Hiroshima matou cerca de 80 mil pessoas instantaneamente.

Uma cerimônia às 9h no Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Submarino) contará com um minuto de silêncio em memória às vítimas dos bombardeios atômicos à Hiroshima e Nagasaki e um abraço simbólico ao Monumento aos Imigrantes Japoneses com todos os presentes.

Ainda fazem parte da programação apresentações do Coral Amanogawa, do Coral de Alunos da Escola de Língua Japonesa da Associação Japonesa de Santos, e demonstrações de danças típicas japonesas. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Santos.

Galeria de Fotos: Semana da Paz e Luta pelo Desarmamento Nuclear

Sessão de cinema

Ainda no sábado, ao meio-dia, acontece a exibição da animação “Nagasaki 1945 – Sino de Ângelos” (2008), na sede da Associação Japonesa de Santos, com um bate-papo com o crítico de cinema André Azenha.

O filme conta a história do bombardeio atômico de Nagasaki a partir da perspectiva de um jovem médico que, apesar de ferido, deu assistência aos sobreviventes, juntamente com sua equipe, mas se vê fraquejado perante tamanha tragédia. O filme é indicado para maiores de 10 anos.

A sessão especial faz parte do projeto Cine Comunidade, realizado pela Secretaria de Cultura de Santos, com apoio da Vídeo Paradiso.



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo