Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Associação Japonesa recebe homenagem nos 40 anos do Santos Kosei Home

Associação Japonesa de Santos

Postado em 01/10/2014 às 11:23

40 anos do Kosei Home - Diplomação AJS

Presidente Alcides Tadaki Sekitani recebe diploma de agradecimento em nome da Associação Japonesa de Santos (Foto: Matheus Misumoto)

A Associação Japonesa de Santos foi homenageada na manhã de domingo (28), durante a celebração dos 40 anos da Casa de Repouso Santos Kosei Home. O local, referência no cuidado de idosos, é mantido pela comunidade nipo-brasileira através da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo).

Representando a Associação Japonesa de Santos, o presidente Alcides Tadaki Sekitani recebeu um diploma de agradecimento e um pequeno troféu pelos relevantes serviços prestados pela entidade à manutenção do Santos Kosei Home.

40 anos do Kosei Home - Diplomação Sergio Doi

Ex-presidente da AJS Sergio Doi recebe homenagem nos 40 anos do Kosei Home (Foto: Matheus Misumoto)

Dois ex-presidentes da Associação Japonesa de Santos também receberam homenagens na cerimônia dos 40 anos da casa de repouso. Sergio Norifumi Doi, que liderou a AJS entre 2009 e 2012, e Hiroshi Endo, presidente de 2004 a 2008. Falecido em 2012, Endo também foi ex-presidente da Comissão de Administração do Santos Kosei Home. Masahiko Endo, seu filho, recebeu a placa de agradecimento no evento.

A cerimônia que marcou as quatro décadas de funcionamento da entidade teve a presença do secretário de Cidadania de Santos, Carlos Mota; do 1º vice-presidente do Conselho Deliberativo da Enkyo, Tetsuo Kanno; do diretor-presidente da Comissão Administrativa do Santos Kosei Home, Jorge Ajifu; do cônsul-geral adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Hiroaki Sano; e do diretor-presidente executivo da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Yoshiharu Kikuchi.

Veja as fotos da cerimônia de 40 anos do Santos Kosei Home e da Festa da Primavera

40 anos do Kosei Home - Diplomação Hiroshi Endo

Filho do ex-presidente da AJS Hiroshi Endo recebe diploma em memória ao pai (Foto: Matheus Misumoto)

Outras entidades nipo-brasileiras de Santos e região, como a Associação Atlética Atlanta, Estrela de Ouro FC, Associação Okinawa de Santos, Associação Nipo-Brasileira de São Vicente e a Associação Nikkey de Guarujá também foram homenageadas na solenidade. Após a cerimônia, a Casa de Repouso Santos Kosei Home sediou a 40ª edição da Festa da Primavera, um dos eventos mais tradicionais da região, que contou com apresentações de danças folclóricas japonesas, karaokê e taikô, além de pratos típicos da culinária japonesa.

Sobre o Kosei Home

A Casa de Repouso Kosei Home, administrada pela Enkyo, faz parte da trajetória de serviços assistenciais da comunidade nikkei do pós-guerra.

Localizada na zona portuária de Santos, a antiga Casa do Imigrante foi construída com o apoio da Federação das Associações de Apoio aos Imigrantes Japoneses em São Paulo (Kaikyoren). Com o objetivo de ajudar os imigrantes recém-chegados ao Brasil a resolver os múltiplos problemas depois do desembarque e servir de ponto de repouso àqueles que chegavam da longa viagem de navio.

Com a queda do número de imigrantes na década de 1960 e com o envelhecimento dos primeiros imigrantes, a Casa do Imigrante foi doada pelo governo japonês à Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), sucessora da Kaikyoren. Após reformas, a então Casa do Imigrante se tornou a Casa de Reabilitação Social em Santos “Kosei Home”, a primeira unidade da Enkyo, em 29 de junho de 1974.

Nos anos 90, a Casa do Imigrante deu lugar ao atual edifício onde funciona o Santos Kosei Home, construído com apoio da JICA (Japan International Cooperation Agency – Agência de Cooperação Internacional do Japão), doações e a importante colaboração de Ryoichi Jinnai, então diretor-presidente do Escritório Jinnai de Beneficência Internacional e de uma importante empresa do setor financeiro do Japão.



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo