Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Festa Junina do Kosei Home acontece no dia 7 de junho

Associação Japonesa de Santos

Postado em 28/05/2015 às 15:34

Cartaz - Festa Junina 2015 - Kosei Home

Cartaz da Festa Junina do Santos Kosei Home (Arte: Divulgação)

A Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) promove no dia 7 de junho (domingo), a partir do meio-dia, a Festa Junina do Santos Kosei Home, casa de repouso mantida pela comunidade nipo-brasileira. O evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção do local, referência há mais de quatro décadas no cuidado de idosos.

A festa terá karaokê, apresentações dança folclórica japonesa e taikô (tambores japoneses), e a consagrada culinária japonesa. A parte de alimentação terá Oniguiri set, mini-udon, tempurá, yakissoba, sashimi e manju, além de sardinha e churrasco.

Os convites antecipados custam R$ 30,00, que serão convertidos em vales a serem usados na Festa Junina. A entrada também dá direito a água. Os ingressos podem ser adquiridos no Santos Kosei Home (Avenida Campos Salles, 62 – Vila Nova) ou na secretaria da Associação Japonesa de Santos (Rua Paraná, 129 – Vila Mathias).

O ingresso no dia custará R$ 5,00. O valor inclui somente à entrada no evento e uma água ou refrigerante tamanho “caçulinha”, e não será convertido em vales. Outras informações pelos telefones (13) 3232-9615 / 3234-4614, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Sobre o Kosei Home

A Casa de Repouso Kosei Home, administrada pela Enkyo, faz parte da trajetória de serviços assistenciais da comunidade nikkei do pós-guerra.

Localizada na zona portuária de Santos, a antiga Casa do Imigrante foi construída com o apoio da Federação das Associações de Apoio aos Imigrantes Japoneses em São Paulo (Kaikyoren). Com o objetivo de ajudar os imigrantes recém-chegados ao Brasil a resolver os múltiplos problemas depois do desembarque e servir de ponto de repouso àqueles que chegavam da longa viagem de navio.

Com a queda do número de imigrantes na década de 1960 e com o envelhecimento dos primeiros imigrantes, a Casa do Imigrante foi doada pelo governo japonês à Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), sucessora da Kaikyoren. Após reformas, a então Casa do Imigrante se tornou a Casa de Reabilitação Social em Santos “Kosei Home”, a primeira unidade da Enkyo, em 29 de junho de 1974.

Nos anos 90, a Casa do Imigrante deu lugar ao atual edifício onde funciona o Santos Kosei Home, construído com apoio da JICA (Japan International Cooperation Agency – Agência de Cooperação Internacional do Japão), doações e a importante colaboração de Ryoichi Jinnai, então diretor-presidente do Escritório Jinnai de Beneficência Internacional e de uma importante empresa do setor financeiro do Japão.



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo