Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Voluntária da JICA, Hitomi Kakuhama se despede da Associação Japonesa

Associação Japonesa de Santos

Postado em 22/06/2015 às 10:00

Despedida Hitomi Kakuhama

Alunos, professores e voluntários posam para foto com Hitomi Kakuhama (Foto: Matheus Misumoto)

Uma confraternização realizada no sábado (20) marcou a despedida da voluntária da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão – Japan International Cooperation Agency), Hitomi Kakuhama, da Associação Japonesa de Santos. Ela retorna ao Japão após colaborar durante os dois anos com o ensino da língua japonesa na entidade.

Além da Escola de Língua Japonesa, Hitomi também se envolveu nas atividades culturais da entidade. Participou com apresentações de kyudô (arco e flecha) e oficinas de shodô (caligrafia japonesa) no Santos Matsuri e no Undokai, além de colaborar com outros eventos.

No ano passado, a entidade recebeu a visita de sua família para um almoço com a participação dos alunos da Escola de Língua Japonesa da Associação Japonesa de Santos.

Antes de retornar ao Japão, Hitomi deixou uma mensagem de despedida aos amigos, alunos, associados e voluntários da Associação Japonesa de Santos. Leia a íntegra abaixo.

Como vive a Sociedade Japonesa no Brasil? Vim conhecer e acredito ter muita sorte em vir para Santos, que foi onde os imigrantes japoneses chegaram e tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas e famílias. É muito mais do que uma palavra: Sociedade Japonesa. Conheci os alunos, que acredito ser a ponte entre o Brasil e o Japão. Aqui me ensinaram a importância do AMOR e da FAMÍLIA na vida, vocês me trataram como sua família e devo agradecer pelo carinho de todos!

Muito obrigada a todos da Associação Japonesa de Santos!

日系社会というのはどんなところなのか。それが見たくてブラジルに来ました。

日本移民の最初の土地、サントスに来られたことは本当に運がよかったと思います。私はここサントスで「日系社会」という大きな言葉では表現しきれないくらい、 さまざまな 人々、家族に出会うことができました。また、今後の日本とブラジルをつないでいくであろう、日本語学校の生徒たちにも出会えました。

ブラジルで皆さんが教えてくださったのは、「愛」と「家族」の大切さだったと思います。家族のように迎えてくださって本当にありがとうございました。出会えたすべての人に感謝します。



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo