Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Associação Japonesa de Santos receberá autor do mangá Samurai X

Associação Japonesa de Santos

Postado em 01/07/2015 às 15:56

Visita de Nobuhiro Watsuki - Capa do Mangá

Capa de um dos volumes do mangá Samurai X (Imagem: Reprodução)

O aclamado autor de mangás (histórias em quadrinhos) Nobuhiro Watsuki visitará a Associação Japonesa de Santos durante sua passagem oficial pelo Brasil. Conhecido pelas séries “Samurai X” (Rurouni Kenshin), “Alquimista Armado” (Busou Renkin) e “Embalming – Another Tale of Frankenstein”, ele participará de um bate-papo com fãs na sede da Associação Japonesa de Santos no dia 16 de julho (quinta-feira), às 16h.

Watsuki virá a Santos por iniciativa própria em conhecer de perto a cidade na qual a história da Imigração Japonesa no Brasil começou, há 107 anos. A viagem do autor ao Brasil é uma realização da Fundação Japão em São Paulo, com apoio da Abrademi (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações). A agenda na cidade acontece em parceria com a Gibiteca Municipal de Santos.

O autor visitará pontos turísticos da cidade, como o Monumento do Imigrante Japonês e a escultura de Tomie Ohtake na orla da praia, e o monumento “18 de junho” no Porto de Santos. Depois, ele conhecerá as instalações da Associação e da escola de língua japonesa, onde terá um encontro reservado com alunos, professores e diretores da entidade, antes de seguir para o bate-papo que será mediado pela Profa. Dra. Sonia M. Bibe Luyten, pesquisadora de referência na área de mangás no Brasil.

Diante da possibilidade de vir ao país, o mangaká não poupou elogios ao público brasileiro, sempre fiel às suas criações. “Gostaria de retribuir a todos os fãs brasileiros, que sempre têm me apoiado”, disse ele.

As inscrições para participar do bate-papo são gratuitas, porém limitadas devido ao espaço físico. Associados e alunos da Escola de Língua Japonesa da Associação Japonesa de Santos devem procurar a secretaria da entidade. A secretaria funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. Já o público em geral deve se inscrever pessoalmente na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5), na orla da praia, que funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

A agenda de Nobuhiro Watsuki no Brasil inclui ainda uma palestra no Centro Cultural São Paulo, no dia 17 de julho (sexta) e uma participação na 21ª Fest Comix no dia 18 (sábado), ambos na capital paulista. Outras informações no site da Fundação Japão.

Sobre Nobuhiro Watsuki

Visita Nobuhiro Watsuki - Viva Brasil

Desenho feito especialmente por Nobuhiro Watsuki para a visita ao Brasil (Imagem: Divulgação)

Nascido em Nagaoka, na província de Niigata, Watsuki começou cedo sua trajetória no mundo dos mangás. Ainda no colégio, sua obra Podmark ganhou o prêmio Pop Step Award, oferecido pela editora Shueisha a novos talentos.

Dali, Watsuki foi trabalhar como assistente de do já consagrado Takeshi Obata, produzindo os mangás Arabian Lamp e Chikara Mito Denzetsu. Em 1994, a editora Shueisha publicou Meiji Ken Kakuru Mantan (Crônicas de um Espadachim na Era Meiji), a primeira história protagonizada por Kenshin, que mais tarde voltaria no segundo volume de Samurai X.

Ainda em 1994, o mangá Samurai X (Rurouni Kenshin) passou a ser publicado semanalmente na revista Shonen Jump, a mesma de grandes sucessos do Japão, como Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakusho. A história se passa no início da Era Meiji, em 1868, e conta a história de Kenshin Himura, um dos assassinos mais temidos do Japão, conhecido como “Battousai, o Retalhador.” Ele decide abandonar a espada e prometeu defender a justiça sem matar. Para isso, ele usa uma espada de lâmina inversa e passa a viver como andarilho.

A história também deu origem a um animê (desenho animado), exibido na TV brasileira no início dos anos 2000, além de vários títulos de filmes e videogames. Um dos longas-metragem foi exibido na sessão mensal de cinema da Associação Japonesa de Santos, organizada pelo Departamento de Jovens (seinenbu). O mangá foi lançado em português no Brasil pela Editora JBC.

Atualmente com 45 anos, Watsuki foi mentor de diversos outros autores que se destacaram no mundo dos mangás, dentre eles Eiichiro Oda (criador de “One Piece”) e Hiroyuki Takei (criador de “Shaman King”).



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo