Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Santos recebe dois navios da Força Marítima de Autodefesa do Japão

Associação Japonesa de Santos

Postado em 01/08/2015 às 20:28

Dois navios integrantes da Força Marítima de Autodefesa do Japão chegam à Santos na próxima quarta-feira (05). O navio-escola Shimayuki e o navio-escolta Yamagiri retornam depois de 7 anos da última passagem, trazendo mais de 380 marinheiros que participarão de diversas atividades em Santos e na capital paulista.

A programação faz parte do calendário oficial dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil, iniciativa da Embaixada do Japão no Brasil que celebra o aniversário das relações diplomáticas entre os dois países, iniciadas em 5 de novembro de 1895 com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. O objetivo da viagem é proporcionar treinamento naval aos aprendizes-marinheiros e intensificar o intercâmbio entre os 12 países visitados em sua rota (incluindo o Brasil).

Um dos destaques da programação é o mutirão de limpeza na praia, que envolverá cerca de 100 marinheiros japoneses, além de 20 marinheiros brasileiros, membros da comunidade nipo-brasileira e voluntários. A operação acontecerá das 9h às 10h e percorrerá o trecho entre a Praça das Bandeiras e a escultura da artista plástica Tomie Ohtake, no Emissário Submarino.

Outro destaque é a abertura das embarcações para a visitação pública, na quinta-feira (6), das 9h às 11h30. A agenda da Força Marítima de Autodefesa do Japão ainda inclui encontros com a comunidade nipo-brasileira em Santos e em São Paulo, antes de partir na manhã do sábado (8).

Programação em Santos

Dia 05 de agosto (quarta-feira)
9h – Atracação – terminal 28
9h30 – Cerimônia de Boas-Vindas da Associação Japonesa de Santos – terminal 28
10h – Depósito de flores no monumento de Joaquim Marques Lisboa (Almirante Tamandaré) pelo Comandante da Esquadra

Dia 06 de agosto (quinta-feira)
9h às 11h30 – Visitação Pública do Navio

Dia 07 de agosto (sexta-feira)
9h às 10h – Operação de limpeza, da Praça das Bandeiras até o Emissário Submarino
14h às 15h30 – Visita de parte da tripulação à Associação Japonesa de Santos
14h30 às 15h30 – Intercâmbio Esportivo – terminal 28
19h às 21h – Coquetel de boas-vindas da Associação Japonesa de Santos – Estrela de Ouro F.C. (Convites à venda na secretaria da AJS: R$ 50,00)


1 comentário
  • Maki Tanabe

    Em anos anteriores era muito mais emocionante visitar os navios da marinha japonesa, lembro que vinham caravanas de varios lugares do estado para visita-lo
    pena que a visitacao publica eh curtissima e um horario que muita gente esta trabalhando, poderia ocorrer num fim de semana… alem disso o fato do principal navio-escola Katori nao atracar no porto de Santos eh muito triste. Este navio, sim, fez falta.

  • Busca

    Apoio

    • JICA
    • Bunkyo