Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Consulado japonês fará atendimento itinerante na Associação

Associação Japonesa de Santos

Postado em 26/01/2016 às 4:25

A sede da Associação Japonesa de Santos receberá, nos dias 29 de fevereiro (segunda) e 01 de março (terça), o atendimento itinerante do Consulado Geral do Japão em São Paulo. A iniciativa busca a regularização de documentos a quem não o fez junto à representação consular na capital paulista. O atendimento será bilíngue, em japonês e português.

Nestes dois dias, a equipe do consulado, liderada pelo cônsul Mitsuhiro Kaneda, atenderá as pessoas de nacionalidade japonesa da cidade de Santos para realizar a atualização do Registro Civil Japonês, o Koseki Tohon, com informações de casamento, óbito, divórcio, naturalização, entre outros. Não haverá taxa para este serviço.

Para agilizar o atendimento aos membros da Associação Japonesa de Santos, funcionários do consulado entrarão em contato para levantamento de pendências. Se necessário, o associado receberá por correio uma carta com orientações sobre os documentos a serem providenciados e o formulário já preenchido para ser assinado e entregue no dia.

No dia 29 de fevereiro (segunda), o atendimento acontece das 10h às 17h30. Já no dia 01 de março (terça), a equipe do consulado estará disponível das 9h às 12h.

Consulta jurídica

Paralelamente à programação do consulado, o Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (CIATE) realizará, na sede da AJS, consultas gratuitas relacionadas à assuntos jurídicos do Japão, como pensão de aposentadoria, leis e normas trabalhistas e divórcio de casamentos efetuados naquele país. O advogado Yasuyuki Nagai fará o atendimento no dia 29 de fevereiro, a partir das 13h; e no dia 01 de março, das 09h às 12h.

A programação do CIATE ainda conta com uma palestra com o advogado Masato Ninomiya, sobre o novo tratado entre o Brasil e Japão sobre transferência de pessoas condenadas. A atividade será realizada somente no dia 29 de fevereiro, às 13h.

 



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo