Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Exibição e palestra de “Ghost in The Shell” atrai diferentes gerações

Matheus Misumoto

Postado em 26/03/2017 às 0:23

Evento Ghost in the Shell

Evento fez a ponte entre a obra ciberpunk e a cultura tradicional japonesa (Foto: Bruno Eizo)

Mais de quarenta pessoas participaram, na tarde do último sábado (25), da exibição e de uma palestra sobre o animê “Ghost in The Shell” (攻殻機動隊, 1995) no salão de eventos da Associação Japonesa de Santos.

O evento realizado pelo Departamento de Jovens da entidade despertou o interesse de pessoas de diferentes gerações, de associados e alunos da Escola de Língua Japonesa ao público em geral. O encontro teve o objetivo de realizar a ponte entre a clássica obra de ficção científica com a cultura japonesa.

A animação de 1995 foi dirigida por Mamoru Oshii e é baseada no mangá homônimo de Masamune Shirow, publicado pela editora Kodansha entre 1989 e 1990. O evento aconteceu em meio à expectativa para o filme “A Vigilante do Amanhã: Ghost in The Shell” (Paramount Pictures/Dreamworks), adaptação hollywoodiana da animação japonesa e do mangá, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 30 de março.

Ghost in the Shell - Sonia Luyten

A pesquisadora Sonia Luyten abordou aspectos culturais do mangá e do animê (Foto: Bruno Eizo)

Um vídeo com a apresentação ao vivo do icônico tema de abertura do animê deu início ao evento às 17h30, já com alguns participantes saboreando pipocas e refrigerantes. Pioneira nos estudos de mangá no Brasil, a Profª Drª Sonia Luyten ministrou uma palestra de cerca de uma hora abordando vários aspectos de “Ghost in The Shell”, da relação homem-máquina até as ligações da obra ficcional com elementos da cultura tradicional do Japão.

Dentre os pontos da palestra, está a influência do livro “O Fantasma na Máquina”, de Arthur Koestler, que debate o problema mente-corpo e o dualismo de René Descartes; e o conceito de “Ghost” (Fantasma) como consciência do indivíduo.

Na ligação com a cultura tradicional japonesa, Luyten destacou a lenda de tsukumogami, em que objetos comuns podem ganhar vida e consciência ao completar 100 anos. Ainda destacou o significado do nome da protagonista de “Ghost in The Shell”, Motoko Kusanagi, em referência a lendária espada japonesa Kusanagi. A trilha sonora formada por cânticos antigos em conflito com o cenário futurista também foi abordada na apresentação.

Ghost in the Shell - Sonia Luyten e Jorge Ajifu

Entrega do livro “Intercâmbio Cultural Brasil-Japão” pelo presidente Jorge Ajifu (Foto: Bruno Eizo)

Como forma de agradecimento, a palestrante recebeu das mãos do presidente da entidade, Jorge Ajifu, o livro “Intercâmbio Cultural Brasil-Japão”, publicado e cedido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), além de um pin e um chaveiro da Associação Japonesa de Santos.

Em seguida as luzes se apagaram para exibição do animê “Ghost in The Shell”. O filme é considerado um dos clássicos da animação japonesa e do gênero cyberpunk, gênero de ficção científica que tem como cenário um futuro distópico em que a tecnologia é usada para dominação ou destruição da sociedade. O título influenciou fortemente a famosa trilogia “Matrix” e aborda questões da filosofia e da sociologia.

Ao final do filme, a expectativa tomou conta da sala para o sorteio dos brindes do filme “A Vigilante do Amanhã: Ghost in The Shell”, cortesia da Paramount Pictures Brasil. Além dos cartazes do longa-metragem, foram sorteadas garrafas de vidro com infusores de chá e leques promocionais. Um participante ainda levou para casa um HD externo de 320Gb, enquanto um outro sortudo ganhou uma jaqueta exclusiva de “Ghost in The Shell”.

Ghost in the Shell - Sorteio dos brindes

Ganhadores dos brindes do filme “A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell” (Foto: Matheus Misumoto)


2 comentários
  • Gostaria de parabenizar a Associação pelo excelente evento. Foi certamente um momento de muito aprendizado.
    Compartilho aqui as considerações sobre o que a professora Sonia falou.
    http://www.iluminerds.com.br/ghost-in-the-shell-o-homem-e-a-maquina-pelo-olhar-de-sonia-luyten/

  • “A Vigilante do Amanhã – Ghost in the Shell”: adaptação à altura da animação japonesa – MatheusMisumoto.jor.br

  • Busca

    Apoio

    • JICA
    • Bunkyo