Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Associação exibe animação “Ghost in The Shell” com palestra sobre anime e mangá

Associação Japonesa de Santos

Postado em 10/03/2017 às 16:00

A Associação Japonesa de Santos realizará a exibição do filme animado “Ghost in The Shell” (攻殻機動隊, 1995), com palestra sobre a cultura pop japonesa, no dia 25 de março (sábado), a partir das 17h, no salão de eventos da entidade. Os ingressos limitados são gratuitos e podem ser conseguidos por meio de inscrição prévia no site http://bit.ly/gitssantos.

A sessão e a palestra acontecerão em meio à expectativa para o filme “A Vigilante do Amanhã: Ghost in The Shell” (Paramount Pictures/Dreamworks), adaptação hollywoodiana da animação japonesa e do mangá, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 30 de março e tem como protagonista a atriz Scarlett Johansson.

Antes da exibição haverá uma palestra sobre animês, mangás e o título “Ghost in The Shell”, ministrada pela Profª Drª Sonia Luyten, renomada pesquisadora da cultura pop japonesa. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com tese sobre mangá, ela também foi professora do Departamento de Jornalismo e Comunicações ECA/USP e professora convidada da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio (Japão).

Cartaz da Exibição "Ghost In the Shell"

Sonia Luyten é autora de livros como “Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses” e “Cultura Pop Japonesa: animê e mangá”. Obteve prêmios nacionais e internacionais, entre eles a honraria do governo japonês pela atuação na divulgação e pesquisa da Cultura Pop Japonesa. Atualmente faz parte da comissão organizadora do Troféu HQMix.

Ainda durante o evento haverá o sorteio de brindes do filme “A Vigilante do Amanhã: Ghost in The Shell”, cortesia da Paramount Pictures.

“Ghost in The Shell” é considerado um dos clássicos da animação japonesa e do gênero cyberpunk, gênero de ficção científica que tem como cenário um futuro distópico em que a tecnologia é usada para dominação ou destruição da sociedade. O título influenciou fortemente a famosa trilogia “Matrix” e aborda questões da filosofia e da sociologia.

A animação de 1995 foi dirigida por Mamoru Oshii e é baseada no mangá homônimo de Masamune Shirow, publicado pela editora Kodansha entre 1989 e 1990. No Brasil, o mangá é publicado pela Editora JBC.

O filme, com duração de 83 minutos, será exibido com legendas em português e áudio em japonês. Não é recomendado para menores de 12 anos. A iniciativa é do Departamento de Jovens (seinenbu) da Associação Japonesa de Santos.

Sinopse

A história de “Ghost in The Shell” se passa no ano 2029, em que é possível manipular as pessoas controlando suas mentes. Major Motoko, líder da unidade do serviço secreto Section 9, só tem sua alma como parte do seu “eu” original. Seu corpo é totalmente cibernético.

O Esquadrão vai à caça de um hacker, chamado de Mestre das Marionetes, que é especialista em computadores e capaz de controlar a vontade dos outros. No caminho ela se envolve em uma trama perigosa que pode levá-la às autoridades mais elevadas do governo envolvidas em uma conspiração.



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo