Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Bunkasai 2017 acontece neste domingo na sede da Associação Japonesa

Associação Japonesa de Santos

Postado em 01/11/2017 às 12:57

Bunkasai 2016 - Palco

Evento terá diversas apresentações da cultura japonesa (Foto: Matheus Misumoto)

A Associação Japonesa de Santos realiza no dia 05 de novembro (domingo), das 11h às 17h, mais uma edição do Festival da Cultura Japonesa de Santos. O evento tem entrada gratuita e será realizado na sede da entidade, que completou seu 65º aniversário neste ano.

Também chamado de Bunkasai, o festival tem sua programação recheada de apresentações culturais, oficinas e exposições. No palco, os destaques são as apresentações de taikô (tambores japoneses) do grupo Kiendaiko, de São Bernardo do Campo; e os cantores enka Takeshi Nishimura e Ricardo Nakase, verdadeiros ícones dos eventos da comunidade nipo-brasileira e conhecidos não apenas por suas intepretações, mas também por seu visual e caprichadas indumentárias.

Bunkasai 2017 - Oficinas

Visitantes podem participar de oficinas, como a de mangá (Foto: Matheus Misumoto)

Além disso, o palco também terá apresentações de diversos voluntários da região apresentando as danças típicas (odori) e artes marciais. A Escola de Língua Japonesa da Associação Japonesa de Santos também estará presente com apresentações de teatro infantil e de coral formado por alunos e professores. Para os jovens, a programação também reserva espaço para apresentações de cosplay (fãs fantasiados de personagens de desenhos animados, filmes e jogos de videogame).

A culinária japonesa não poderia ficar de fora. Durante o evento os visitantes poderão saborear pratos como o yakissoba, o tempurá e o mandju (doce japonês feito de feijão), todos preparados com carinho pelas voluntárias da Associação.

Para quem quer vivenciar a experiência da cultura japonesa na prática, a dica é participar das oficinas de mangá (quadrinhos japoneses) e origami (dobraduras em papel), e também aprender a jogar alguns jogos tradicionais do Japão. Vários kimonos tradicionais japoneses estarão disponíveis para quem quiser vestir durante o festival.

O local ainda terá uma exposição de diversos artigos do acervo do Consulado Geral do Japão em São Paulo, de entidades ligadas às províncias do Japão, além de objetos da própria Associação Japonesa de Santos e de seus voluntários.

A Associação Japonesa de Santos fica na Rua Paraná, 129, no bairro Vila Mathias.

SERVIÇO

Bunkasai 2017 – Festival da Cultura Japonesa de Santos
Data: Domingo, 05 de novembro de 2017, das 11h às 17h.
Local: Associação Japonesa de Santos – Rua Paraná, 129, Vila Mathias
Entrada Franca



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo