Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Kenzo Ohashi é homenageado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bruno Hamaoka Eizo

Postado em 12/09/2018 às 8:44

Kenzo Ohashi ao lado do do Cônsul Geral

Ohashi ao lado do do Cônsul Geral Yasushi Noguchi (Foto: Divulgação/Consulado Geral do Japão em SP)

Uma homenagem mais do que merecida. Assim podemos definir o dia 24 de agosto de 2018 do Sr. Kenzo Ohashi, Assessor Especial da Associação Japonesa de Santos e sócio-benemérito da entidade. Na manhã daquela sexta-feira, Ohashi-san, como é respeitosamente chamado por todos, recebeu das mãos do atual Cônsul Geral de São Paulo, o Ilmo. Sr. Yasushi Noguchi, o Diploma de Honra ao Mérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros do 30º ano da Era Heisei.

Uma honraria que apenas atesta aquilo que se vê sempre que Ohashi-san está na Associação Japonesa de Santos. Um senhor que transpira história e desperta respeito e simpatia a cada nova visita que a AJS recebe. Pois uma das grandes honras deste senhor de cabelos brancos, voz rouca e andar calmo é explicar detalhadamente a história de cada foto, quadro ou peça que orna os corredores e salas da sede para todos os visitantes. 

História esta que se confunde com a própria história de Kenzo Ohashi. Afinal, este imigrante, que saiu da província de Shizuoka, região central do Japão, ainda na infância, exerceu no Brasil um importante papel na intensificação das relações nipo-brasileiras. Primeiro trabalhando nos cafezais, onde obteve certificação como classificador de café o que inclusive o permitiu dar conselhos para o comércio internacional do Brasil com o Japão.

E posteriormente na Associação Japonesa de Santos, onde atua por sucessivas gestões como Assessor Especial exercendo um importante papel na compilação e registro da história dos primeiros imigrantes. Um trabalho que foi essencial na devolução da sede da AJS, confiscada pelo governo brasileiro durante a 2ª Guerra Mundial e cuja devolução definitiva aconteceu apenas este ano.

E não pense que Ohashi-san pensa em parar. Seja nos eventos promovidos pela AJS como Undokai e Bunkasai, os quais se faz sempre presente para recepcionar os visitantes, seja em eventos da Escola de Língua Japonesa, como o Concurso de Oratória, o qual participa como jurado, Ohashi-san mostra que sua história ainda reserva muitos capítulos. 

Assim sendo, por tudo que fez e por tudo que ainda irá fazer, cabe a nós apenas agradecer e parabenizar pela justa homenagem.


Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*

Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo