Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Bunkasai 2018 acontece no dia 04 de novembro

Matheus Misumoto

Postado em 01/11/2018 às 14:48

Bunkasai 2017

Apresentação de taikô é um dos destaques do Bunkasai (Foto: Matheus Misumoto)

A Associação Japonesa de Santos realiza, neste domingo (4), o Festival da Cultura Japonesa (Bunkasai 2018). O evento acontecerá das 11h às 17h na sede da entidade (Rua Paraná, 129 – Vila Mathias), com entrada franca.

Neste ano, o festival integra o calendário das comemorações dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. E será a primeira edição do festival realizada na sede após a sua devolução definitiva pelo governo brasileiro, em junho deste ano, após décadas de confisco devido à Segunda Guerra Mundial.

O palco do evento receberá apresentações tradicionais da cultura nipônica, realizados por voluntários da região e artistas convidados. Dentre os destaques estão o grupo Kiendaiko de São Bernardo do Campo, com os taikôs (tambores japoneses), e o cantor Ricardo Nakase.

A gastronomia japonesa não poderia ficar de fora da festa. Os famosos tempurá e yakissoba, além dos obentôs (conhecidos como a “marmita japonesa”) estarão no cardápio da área de alimentação.

Outra atração muito popular é a prova de quimono, em que os participantes têm a oportunidade de vestir e andar pelo evento com o tradicional traje japonês, e tirar selfiespara guardar de recordação da experiência.

Ainda durante o dia, serão realizadas oficinas de origami (dobraduras) e de desenho no estilo mangá (quadrinhos japoneses). Uma exposição de ikebana, além de objetos tradicionais do acervo de voluntários e do Consulado Geral do Japão completam a programação.

Serviço

Bunkasai 2018 – Festival da Cultura Japonesa de Santos
Quando: Domingo, 4 de novembro, das 11h às 17h.
Onde: Associação Japonesa de Santos – Rua Paraná, 129, Vila Mathias
Entrada franca



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo