Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Sadao Nakai é eleito presidente da Associação Japonesa

Matheus Misumoto

Postado em 28/03/2019 às 10:13

Sadao Nakai em seu primeiro discurso como presidente da Associação Japonesa de Santos
Sadao detalhou expectativas de sua gestão na Assembleia Geral (Foto: Matheus Misumoto)

A Assembleia Geral Ordinária elegeu, por unanimidade, Sadao Nakai como presidente da Associação Japonesa de Santos para o biênio 2019-2020. A eleição aconteceu no domingo (24), na sede da entidade.

Neto do primeiro presidente da entidade após a sua refundação em 1952, Shiguejiro Nakai, Sadao assume a liderança da diretoria executiva após a gestão de Marise Hashimoto. Ela agora fará parte da vice-presidência da nova gestão, juntamente com Sergio Norifumi Doi e Osvaldo Teruya.

Primeira mulher a comandar a principal entidade da comunidade nipo-brasileira da Baixada Santista, Marise se despediu do comando da Associação Japonesa de Santos realizando a prestação de contas e um relato emocionado dos seus dois anos de atividades.

Dentre os destaques está o capítulo final da devolução definitiva da sede da Associação, encerrando mais de seis décadas de lutas de diversos líderes da comunidade nipo-brasileira em Santos. Também foram feitas diversas obras de infra-estrutura e de conservação estética da sede.

No mesmo dia, seu retrato foi inaugurado na Galeria dos Presidentes com a presença de familiares, membros de sua diretoria e associados presentes na Assembleia Geral.

Marise posa junto com familiares na inauguração de seu retrato na Galeria de Ex-presidentes.
Cerimônia que adicionou retrato de Marise Hashimoto na Galeria de Ex-Presidentes contou com a presença de familiares e membros da diretoria (Foto: Matheus Misumoto)

Perfil: Sadao Nakai

Décimo terceiro presidente da Associação Japonesa de Santos, Sadao Nakai nasceu em Santos, em 1961. Criado no bairro da Ponta da Praia, é o filho mais velho de Jun e Tuyako Nakai, neto de Shiguejiro e Shime Nakai, e Kazuma e Mari Sakaguti. É casado e tem dois filhos e uma neta.

Sadao desde cedo aprendeu as orientações de trabalho nas atividades familiares, seja nas barracas do Mercado Municipal de Santos ou na ajuda nos barracões de manutenção de pesca da família. Trabalhou no extinto centro informativo do Banco America do Sul, em São Paulo, quando estudava Comunicação Social na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Atuou também como armador de pesca e no comércio de padaria, até ter sua eleição ao cargo de vereador em 2008, onde foi o primeiro nikkei a assumir a presidência da Câmara Municipal de Santos no biênio 2013/2014.

Seu envolvimento com a comunidade nipo-brasileira na cidade o levou à gerência do Clube Estrela de Ouro, em 1997. Em 2001 foi eleito presidente da mesma entidade, onde em 2008 teve a oportunidade e honra de ofertar um almoço à comitiva do futuro Imperador Naruhito.

Na Associação Japonesa de Santos, Sadao foi um dos líderes na luta pela devolução do casarão durante anos. Além disso, foi assessor especial e vice-presidente em diversas gestões.



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo