Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

67ª edição do Undokai celebra início da Era Reiwa

Matheus Misumoto

Postado em 25/04/2019 às 15:29

A Associação Japonesa de Santos promove a 67ª edição do Undokai, tradicional festividade esportiva da comunidade nipo-brasileira, no dia 1º de maio (quarta). O evento, com entrada franca, acontecerá das 9h às 17h na Associação Atlética dos Portuários.

No Undokai, famílias de descendentes e de interessados na cultura japonesa se reúnem para um dia de gincanas ao ar livre, promovendo a integração entre os participantes, o espírito esportivo, a atividade física e o lazer.

O evento deste ano tem um significado especial, pois será realizado no primeiro dia da nova era Reiwa, com a ascensão de Sua Alteza Imperial, o Príncipe Herdeiro Naruhito, ao Trono Crisântemo. No Japão o calendário acompanha o reinado de cada imperador.

Naruhito tem uma ligação especial com a comunidade santista. Ele esteve na cidade durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, em 2008, participando da inauguração da escultura de Tomie Ohtake, no Parque Municipal Roberto Mário Santini; e da reinauguração da sede da Associação Japonesa de Santos.

O Undokai terá oito horas de duração e mais de 35 provas para pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, com premiação simbólica aos participantes. A festividade também terá uma área de alimentação com pratos típicos da culinária japonesa, pasteis e doces. 

A escola de língua japonesa da entidade estará presente com origamis (dobraduras), shodô (caligrafia em pincel) e venda de livros usados. No intervalo para o almoço, vários grupos farão apresentações de taikô (tambores japoneses), danças tradicionais e de artes marciais. A Associação Atlética dos Portuários fica na Rua Cincinato Braga, 01.

Era Reiwa

Sua Alteza Imperial, o Príncipe Herdeiro Naruhito será o 126º imperador do Japão. O nome da nova era foi anunciada no dia 1º de abril pelo governo japonês. 

Segundo o Primeiro Ministro Shinzo Abe, “Reiwa” inclui o significado de que a cultura existe e floresce quando as pessoas unem seus corações e mentes de maneira harmoniosa. A palavra vem de um trecho de Manyoshu, a mais antiga coleção de poesia japonesa, datada de mais de 1.200 anos.

História do Undokai

Atualmente o evento é realizado no Japão no mês de outubro – especialmente na 2ª segunda-feira, data em que se comemora o feriado do Dia dos Esportes (Taiiku no Hi). O primeiro Undokai da história da Imigração Japonesa no Brasil foi feito antes mesmo dos primeiros imigrantes pisarem em terras tupiniquins, pelos passageiros que estavam a bordo do navio Kasato Maru em 1908 – o primeiro a trazer oficialmente um grande grupo de imigrantes pelo acordo assinado entre o Brasil e o Japão em 1895 – que ocuparam todo o deque superior externo do navio para assistir e participar das corridas e brincadeiras.

Desde então, em terra, o Undokai passou a ser realizado anualmente e tornou-se uma tradição. Ao se estabelecerem no Brasil, os imigrantes sentiram a necessidade de promover eventos de integração social e a realização do Undokai foi uma escolha natural, partindo-se do fato de que, independentemente de qual região ou província vinham as famílias de imigrantes, todos conheciam e sabiam como funcionava a dinâmica da festividade.



Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo