Associação Japonesa de Santos – Bunkyonet

Kazumitsu Kato (1974-1977)

Kazumitsu Kato foi o sexto presidente da Associação Japonesa de Santos. Nasceu em Nagasaki, Japão, no dia 25 de janeiro de 1910. Em 1929, dois dias antes do revéillon, chegou ao Brasil, no porto de Santos, pelo navio “Buenos Aires-Maru”. No ano seguinte, iniciou a labuta na fazenda da Escola Rikko em Mirandópolis, interior de São Paulo. Em 1938, casou-se com a professora Miyoko Matsushita, com quem teve três filhos: Nair, Norma e Rosa.

Kazumitsu passou por diversos empregos em vários cidades, inclusive, em Recife, até mudar-se para Santos, em 1947, trabalhando como gerente da Cooperativa Agrícola de Cotia. Em 1950, foi um colaboradores para a fundação da Associação Japonesa de Santos. Além de presidir a entidade, exerceu cargos de vice e conselheiro. Também foi diretor da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.

Naturalizou-se brasileiro em 1960. Estudioso, Kazumitsu dominava a língua inglesa, alemã, além do português e do japonês. Aposentou-se como comerciante e, posteriormente, tornou-se especialista em acupuntura. Em 1984, pelos serviços prestados à comunidade japonesa do Brasil, recebeu a Comenda do Imperador do Japão. Kazumitsu Kato faleceu no dia 15 de novembro de 1999.

Busca

Apoio

  • JICA
  • Bunkyo